Feminino

Professor cria projeto que incentiva a prática do futebol feminino

Publicado 07/03/2022 - Por A. A. Santa Rita

A falta de ações que promovessem o futebol feminino no município de Santa Rita motivou o professor Wando, presidente da Associação Atlética Santa Rita, a criar, em setembro de 2021, o projeto de extensão: "Futebol não tem gênero, tem craques"

Com o objetivo de difundir a formação para o esporte e lazer e a promoção sociocultural, esportiva e educacional de crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município, o projeto contou, desde o princípio, com o apoio e a participação da comunidade do bairro de Várzea Nova, que foram fundamentais para o sucesso do programa.

O projeto é desenvolvido três vezes na semana, sendo às quinta e sexta-feira-feiras, das 16h às 18h, e nos sábados, das 7h às 9h, sendo o horário dividido em duas partes, a primeira para atletas iniciantes e a segunda para atletas de equipe livre. Hoje, a ação atende 30 meninas, sendo 25 com idade menor que 15 anos; e 5 acima de 15 anos.

Para Professor Wando, mesmo com a boa receptividade, o projeto encontrou e ainda encontra muitas barreiras na sua execução. "As maiores dificuldades no desenvolvimento do projeto se dão em relação ao acompanhamento contínuo das jovens, no atendimento individualizado, na orientação sobre sexualidade, na fragilidade socioeconômica e em relação à baixa estima das jovens", afirma.

Contudo, as dificuldades encontradas foram também o que tornaram o projeto tão importante para a comunidade de Várzea Nova. "Observa-se que o projeto possibilita às meninas o carinho e orientação, pois existem diversos casos em que elas não têm pessoas para conversar, ou mesmo acompanhar seu dia a dia, nós, ao observarmos qualquer mudança no comportamento das meninas, ouvimos, orientamos e conversamos o que ajuda a buscar alternativas aos problemas que elas enfrentam", pontua o Professor.

Além do mais, de acordo com Wando, o projeto auxilia na integração das atletas. "O projeto tem possibilitado o sentimento de equipe, de pertencimento ao grupo, de desenvolvimento esportivo, mudança de comportamento e autoestima das jovens, pois com a realização de campeonatos regionais elas estão superando suas fragilidades e conquistando espaços antes não imaginados", pontua Professor Wando.

Outras Notícias